Mirassol D'Oeste, quinta-feira, 24 de julho de 2014.

Busca:

Home > Dicas > Visualizando a dica

Dicas e tipos de churrasqueira!

Churrasqueiras

Churrasqueira de alvenaria – pode ser construída de tijolos ou com material pré-fabricado.
Deve ser construída longe de correntes de vento e é o modelo ideal para quem faz churrascos com freqüência. Deve ser construída no tamanho ideal para você, pensando na quantidade de pessoas que costuma convidar para suas festas.

O risco de fazer uma churrasqueira muito grande é desperdiçar combustível colocando muito carvão – o combustível mais comum em pedaços ou barras. O carvão queima devagar e liberam calor de forma constante.
As churrasqueiras em geral são faceis de fazer, embora tenham algumas regras importantes a serem respeitadas: argamassa adequada para churrasqueiras, tijolos e placas de cimento REFRATÁRIO (que absorvem menos calor), altura e largura da chaminé !

Para quem quer fazer uma experiencia e não tem muita ideia, aconselhamos a comprar uma pré-moldada, que ja vem com os requisitos minimos para um bom funcionamentoe voce pode cobri-la de tijolos.

Se não, é só analisar os desenhos que veremos aqui, escolher e seguir as medidas apresentadas.

Tipos e montagem

churrasqueira

churrasqueira


 

churrasqueira grande

churrasqueira grande

Churrasqueira Pré-Moldada Pequena

   

churrasqueira pre-moldada

 Feita em concreto refratário, possui revestimento em plaquetas refratárias na sua parte interna (fornalha); de fácil montagem, não precisa de parafusos para a união das peças; é adaptável aos tubos de aumento da chaminé (tubos de concreto refratário); pode ser instalada em áreas internas ou externas podendo ser revestida com
pedras, tijolos, quartzo ou apenas pintura em tinta látex     churrasqueira pre-moldada      A churrasqueira não deve ser lavada de maneira alguma;
na instalação deve-se procurar um local que possua cobertura para que a churrasqueira fique protegida das chuvas; aconselha-se o uso de massa refratária para o rejunte das peças.

 

churrasqueira montagem

 

Grande- Pré Moldada

churrasqueira     churrasqueiramontagem

Relação de peças do esquema de montagem (com forno):

 

com forno
fonte:refracon

Relação de peças do esquema de montagem:

01
- Base da Churrasqueira
02- Lastro Refratário
03- "U" do Forno ÷ 2 PDRT
04- Cúpula do Forno
05- Braseiro da Churrasqueira
06- Braseiro da Churrasqueira
07- Pré-Coifa
08- Coifa
09- Castelinho
10- Chapéu

A montagem da churrasqueira é facílima e se desenvolve, através do acoplamento das peças e de conformidade com a ilustração acima.

 

Relação de peças do esquema de montagem (sem forno):

partes

01- Base
02- Parte Frontal do Braseiro
03- Parte Posterior do Braseiro
04- Caixa Refratária
05- Painel de Inox
06- Pré-Coifa
07- Porta Espetos
08- Grelha
09- Coifa
10- Castelinho
11- Chapéu
12- Gaveta

Este tipo de churrasqueira foi projetada para ser adaptada a qualquer tipo de revestimento, como massa para pintura acrílica, revestimento cerâmico, pedras e outros. 

Procedimento para Primeiro Acendimento:

Deverá ser feito com 1/4 de carvão comum, aproximadamente, deixar queimar até o fim, deverá repetir o processo pelo menos três vezes.
Este procedimento é indispensável, pois completará o processo de "cura".
O Pré Aquecimento é indispensável.

chamine

Cuidados:

  • A churrasqueira deve ser revestida para maior durabilidade do produto.
    • Podem ocorrer pequenas fissuras. Estas fissuras são normais e não     comprometem a segurança e a estrutura da churrasqueira.
    • A churrasqueira deve ser rejuntada com massa refratária.
    • A chaminé deve ser assentado com argamassa comum.

Para montar a Churrasqueira

Churraqueira

Aqui estão o material necessario e o desenho técnico a ser seguido, para construir uma churrasqueira igual a da foto acima.

600 tijolos
40 Plaquetas refratárias
1 Saco de Argamassa - 20kg

 

 

Desenho técnico

 

 

churrasqueira

churrasqueira

                                                

 

esquema churrasqueira

Cuidados:

  • A churrasqueira não deve ser lavada de maneira alguma; na instalação deve-se procurar um local que possua cobertura para que a churrasqueira fique protegida da chuva; Aconselha-se o uso de massa refratária para o rejunte das peças. 
  • Estes esquemas são apenas uma sugestão de montagem.

Qual produto pode ser utilizado para assentar e rejuntar tijolos em lareiras e em churrasqueiras?

Antes de ligar sua churrasqueira

1) Depois de concluída a montagem e a alvenaria, será necessário deixar secar por um período de 7 dias.

2) Após este período a parte interna dos kits pré-moldados refratários deverá ser submetida a um período de secagem desenvolvido da seguinte maneira

a) O primeiro acendimento deverá ser realizado com chama muito baixa, de modo que as partes não ultrapassem a temperatura de 70 a 80 graus Celsius e deverá ter a duração de 4 horas.

Aconselha-se colocar no lugar da lenha/carvão uma lata com um pouco de álcool queimando, que poderá ser apagado com facilidade caso a temperatura aumente excessivamente.

b) Repetir 2 vezes a operação acima ainda com a chama baixa em períodos intercalados de 8 horas no mínimo, com duração de 3 a 5 horas cada.

3) O acendimento para funcionamento deverá ser feito com qualquer tipo de combustível sólido, nunca usar álcool, gasolina, querosene etc.

4) Para apagar o fogo nunca usar água. Isso evita o choque térmico e não provoca danos à peça, na churrasqueira e fogão espalhar ou retirar as brasas. No forno basta colocar a tampa frontal na boca do forno.
Se por algum motivo ocorrer umidade na peça, todas as operações de primeiro acendimento deverão ser repetidas.

A limpeza da peça deverá ser efetuada com vassoura ou pano seco.

Churrasqueiras Portateis

Churrasqueira portátil - barata, composta de uma vasilha de metal apoiada sobre uma armação.
Não tem sistema de ventilação nem tampa mas é fácil de acender e simples de controlar.

Existem churrasqueiras deste tipo “movidas” a gás, com tijolos refratários que se aquecem no calor da chama produzida pelo gás. Este tipo de churrasqueira manter o calor constante e, se possuir interruptor duplo, permite que se tenha carvão quente de um lado e morno de outro.

Existe também o modelo elétrico, que também dispõe de tijolos refratários para espalhar o calor de forma uniforme. O problema é que estas levam cerca de 10 minutos para aquecer e, por geralmente não possuirem tampa, não podem ser levadas para a chuva.

 

churrasqueira portatilPortatilchurrasqueira portatil

Churrasqueira com tampa – utilizada para fazer o churrasco ao bafo, geralmente são feitas com um tambor serrado ao meio no sentido do seu comprimento e colocadas horizontalmente sobre uma base.
No meio do tambor se coloca uma grelha e abaixo dela uma gavetinha central com um telhado (para não deixar a grelha pingar gordura e outros líquidos).
A parte de cima é a tampa com uma ou duas chaminés com borboletas para controlar o fluxo de fumaça e calor. Suas principais vantagens são a economia de carvão, a praticidade, já que não há necessidade de virar a carne o tempo todo, evita o contato da fumaça branca, já que a gordura não cai sobre a brasa e deixa a carne com sabor diferenciado, semidefumado.

Visualizações: 87066

 

Você usuário que está conectado em nosso site, mora em que estado?
















Votos: 215
Resultado Parcial


Faça seu cadastro e
receba novidades.

Clique para visitar nosso site...

VISITAS

Copyright © 2008 - www.hiperjn.com.br - Todos os direitos reservados